Subcategorias
A Região Demarcada dos Vinhos Verdes estende-se por todo o noroeste de Portugal, na zona tradicionalmente conhecida como Entre-Douro-e-Minho. Em termos de área geográfica é a maior Região Demarcada Portuguesa, e uma das maiores da Europa.
Bairrada é uma região vinícola portuguesa situada na província da Beira Litoral e região do Centro (Região das Beiras), que se estende entre Águeda e Coimbra até às dunas do litoral Atlântico.
Clima suave, temperado pela proximidade do Oceano Atlântico. Nesta região de terras planas destacam-se dois tipos de solos que originam vinhos diversificados: os argilosos ou barrentos, que deram origem ao nome Bairrada, e os solos arenosos.
A casta local Baga é a variedade tinta dominante na região. Cultivada nos solos argilosos, origina vinhos carregados de cor e muito ricos em taninos, que lhes dão elevada longevidade. Nas castas brancas, plantadas nos solos arenosos da região, destacam-se as castas Bical e Fernão Pires, na região denominada Maria Gomes, que origina vinhos brancos delicados e aromáticos.
Situada no litoral Oeste a Sul de Lisboa, esta região pode dividir-se em duas zonas orográficas completamente distintas: uma a Sul e Sudoeste, montanhosa, formada pelas serras da Arrábida, Rosca e S. Luís, e pelos montes de Palmela, S. Francisco e Azeitão, estes recortados por vales e colinas, com altitudes entre os 100 e os 500 m. A outra, pelo contrário, é plana, prolongando-se em extensa planície junto ao rio Sado.
O clima é misto, subtropical e mediterrânico. Influenciado pela proximidade do mar, pelas bacias hidrográficas do Tejo e do Sado, e pelas serras e montes que se situam na região, tem fracas amplitudes térmicas e um índice pluviométrico que se situa entre os 400 a 500 mm.
Os solos são argilo-arenosos ou franco-argilo-arenosos, calcários com ligeira alcalinidade, alguns deles compactos e férteis.
A qualidade dos vinhos desta região justificou o reconhecimento das Denominações de Origem Controladas "Setúbal" para a produção do vinho generoso, e "Palmela", na qual, para além dos vinhos branco e tinto, se inclui também a produção de vinho frisante, espumante, rosado e licoroso.
O Vinho com IG "Península de Setúbal" produz-se em todo o distrito de Setúbal.
Em Lisboa, uma região com uma longa história na área vitivinícola nacional é composta por variedades de uva portuguesas tradicionais e as variedades internacionais mais famosas. Aqui é produzido uma grande variedade de vinhos, possibilitados pela diversidade de microclimas e relevos concentrados em pequenas áreas da região.
Na imensidão de horizontes planos, ou quase planos, o Alentejo tem como acidentes orográficos mais importantes as serras de Portel (421 m), Ossa (649 m) e S. Mamede (1025 m).
É no entanto nas elevações isoladas que se geram os microclimas propícios ao plantio da vinha e que conferem qualidade às massas vínicas.
A posição meridional e a ausência de relevos importantes são responsáveis pelas características Mediterrânica e Continental do clima. A insolação tem valores bastante elevados, o que se reflecte na maturação das uvas, principalmente nos meses que antecedem a vindima, conferindo às uvas uma desejável acumulação dos açúcares e de matérias corantes na película dos bagos.
As vinhas localizam-se na sua maioria, em substrato geológico de rochas plutónicas (granitos, tonalitos, sienitos e sienitos nefelínicos), sendo contudo de salientar a diversidade de manchas pedológicas nas quais as vinhas são instaladas (nomeadamente manchas xistosas e argilo-calcárias).
É igualmente importante referir que os melhores terrenos são eleitos para a cultura cerealífera e exploração agro-pecuária, enquanto que a vinha e a oliveira, dada a sua rusticidade, assentam nos solos com fraca capacidade de uso.
A similitude das características organolépticas dos vários VQPRD do Alentejo acrescida pelo facto de o consumidor os associar genericamente à referida menção, justificam a Denominação de Origem "Alentejo", na qual estão incluídas as seguintes 8 sub-regiões: "Portalegre", "Borba", "Redondo", "Reguengos", "Vidigueira", "Évora", "Granja-Amareleja" e "Moura".
O Vinho Regional "Alentejano" é produzido em toda a região vitivinícola Alentejo.
Região, rica em microclimas como consequência da sua acidentada orografia, divide-se em três sub-regiões - Baixo Corgo, Cima Corgo e Douro Superior, produzindo-se em cada uma delas vinhos de qualidade brancos, tintos e rosados, vinhos espumantes, licorosos e ainda aguardentes de vinho com especificidades próprias.
As vinhas estão instaladas em terrenos de baixa fertilidade, predominantemente graníticos com diversos afloramentos xistosos que surgem a sul e a poente da Região. Ainda que se encontre implantada em altitudes que rondam os 800 metros, é entre os 400 – 500 que vegeta em maior quantidade. O acidentado do terreno, circundado por um conjunto de grandes serras que o protegem das influências exteriores, constituem uma importante barreira às m
Região: Bairrada Tipo: Espumante Castas: Baga Enólogo: Susana Pinho Álcool: 12% Região: Bairrada Tipo: Espumante...
Região: Bairrada Tipo: Espumante Castas: Arinto, Cerceal, Chardonnay Enólogo: Susana Pinho Álcool: 12% Região: Bairrada Tipo: Espumante...
Região: Bairrada Tipo: Espumante Castas: Baga Enólogo: Susana Pinho Álcool: 12% Região: Bairrada Tipo: Espumante...
Região: Bairrada Tipo: Espumante Castas: Maria Gomes, Bical Enólogo: Susana Pinho Álcool: 12% Região: Bairrada Tipo: Espumante...
Região: Bairrada Tipo: Espumante Tamanho: 750 ml Enólogo: Susana Pinho Álcool: 12% Região: Bairrada Tipo: Espumante...
Ano Colheita: 2015 Região: Dão Castas: Baga, Bical, Chardonnay, Cercial Tipo: Espumante Bruto Ano Colheita: 2015 Região: Dão...
Copyright © Casa dos Vinhos Portugal 2018 - Todos os direitos reservados
Developed by KARMA DESIGN
Siga-nos